Aproveitando que iria acontecer um jogo do time de um amigo de Los Angeles, lá fui eu conferi-lo!!
O Jogo foi em Newark, capital de New Jersey, que fica há 40 minutos de trem de Manhattan.
O Jogo foi em Newark, capital de New Jersey, que fica há 40 minutos de trem de Manhattan.
Chegando lá, eu, frequentadora há anos de maracanã e engenhão, já me surpreendi com a entrada do ginásio. Olhando de fora parecia mais um Shopping Center. Torcedores tranquilos, como se estivessem somente voltando de um dia de trabalho…
O jogo era entre os donos da casa, New Jersey Devils e os visitantes, Los Angeles Kings.
Diferentemente dos estádios brasileiros, aqui não tem espaço dividido, reservado para os visitantes….
Ou seja, o inimigo mora ao lado...
Ou seja, o inimigo mora ao lado...
Imaginem a minha sensação ao entrar num estádio tomado de camisetas pretas e vermelhas...
Mas, como o acaso não existe, e santo de botafoguense é forte, o time de fora era Alvinegro!! :-D
Pronto, virou Maracanã, é clássico carioca!!!
Pra começar a bola não é bola, é disco e se chama Puck.
São 3 tempos de 20 minutos cada (intervalo de 15 minutos entre eles), existe linha de impedimento, mas não existe lateral, nem tiro de meta.
A "bola" só “sai“ quando o goleiro a pega….e quando isso acontece dá-se um tempo de uns 2 minutos (como se fosse basquete)…e passam pessoas "secando" o gelo (como se fosse vôlei)...
Cada vez que recomeça, é "bola ao alto" em algum dos 4 círculos, (existem 2 em cada lado do campo).
A linha de impedimento, não é "imaginária" como no futebol, é a linha azul que determina que, se um time tiver atacando e o disco voltar pro campo desse mesmo time (ou seja, passar da primeira linha azul), todos os jogadores desse time time devem voltar ao seu campo de defesa.
Existem 4 juízes e 5 jogadores pra cada lado, que patinam com tanta perfeição, rapidez e agilidade, de costas e de lado, que gente até esquece que eles estão sob patins…
O time fica com menos um jogador, o que é uma grande vantagem pro adversário, obviamente…
Todavia, a característica mais inusitada pra mim, foi o fato de que eles podem brigar!!!
Sem problemas ou punição!!
Sem problemas ou punição!!
Isso mesmo, eles se "esbarram" tão forte às vezes que vira briga!! Se pegam no soco, o estádio todo levanta, música de boxe e pronto..virou ringue!!! :-0
Me explicaram até que cada time tem o seu "brigão" profissional….Imagina na Copa…
A dinâmica do jogo é muito rápida, os primeiros 10 minutos passei me habituando com o tamanho do disco e tentando segui-lo…
A dinâmica do jogo é muito rápida, os primeiros 10 minutos passei me habituando com o tamanho do disco e tentando segui-lo…
Os torcedores quase não gritam, só batem palma quando são "comandados" pelo telão principal…
Mas nem por isso são menos fanáticos do que nós, vão de caras pintadas, com acessórios como arquinho de diabo (Devils) ou coroas de rei (Kings), muitas crianças presentes também.
O show do intervalo é realmente um show, nesses primeiros 15 minutos vira festa, as luzes são apagadas, sonzão rolando enquanto os carros de limpeza passam "alisando" o gelo.
E do lado de fora, nos corredores de acesso, todas as guloseimas típicas: Pretzel (uma rosca salgada muito comum por aqui e na Alemanha), Hot Dogs, Batatas e Frango fritos, pipoca, muita cerveja, litros de refrigerante, sorvete e…vejam só, até sushi!!!
Também como no Maracanã existe uma gincana, se um torcedor acertar o gol, sem goleiro, do meio campo, ganha camisa e ingressos pra temporada.
O jogo seguia sem muita emoção (até porque conseguir acompanhar o disco em jogo já não é muito simples). Não houveram gols nos primeiros tempos, já estávamos nos últimos 5 minutos do terceiro e último tempo, quase se encaminhando para os pênaltis (como no futebol) quando finalmente os Kings fizeram um gol. :-)
Afinal, "clássico" é clássico!!!
A partir dai os devils intensificaram o ataque e o jogo ficou super corrido e emocionante.
A regra permite que o goleiro seja trocado por um jogador de linha, "manobra" que oferece mais chances de gol, mas também maior vulnerabilidade ao time no contra-ataque.
E nessa os Kings fizeram o segundo gol!! Só alegria!! #sóquenão
Como todo time alvinegro, nada vem fácil pra gente, é sofrido até o ultimo segundo!!!
E assim foi!! Um jogador dos kings fez falta grave (encostar com o bastão em um adversário) e ganhou 2 minutos de suspensão. Os dois últimos minutos, com um jogador a menos!!!
Estádio todo de pé, pressão total!!
:-)
Veja ao lado a cara de feliz do Flamenguista -> Ops, Devils... |
E se qualquer torcida brasileira sairia pelos corredores cantando, discutindo o jogo (ou que fosse xingando alguem ou o juiz), por aqui todos calmos e conformados, como se nada demais tivesse acontecido!! #ficaadica
Nenhum comentário:
Postar um comentário