sábado, 23 de junho de 2012

"Faites de la Musique, Fête de la Musique!!"

Em 1982, em um estudo sobre as práticas culturais francesas descobriu-se que 1 em cada 2 jovens tocavam algum instrumento musical. (isso que é cultura!!!)
Então, foi pensando nisso que há 30 anos atrás o então Ministro da Cultura, Jack Lang, criou a Festa da Música. O dia oficial do evento ficou estabelecido como 21 de junho (quinta passada) que é o dia do Solstício de Verão, ou seja, dia mais longo do ano no Hemisfério Norte, exatamente para celebrar a chegada da estação.



Já tinha lido sobre a Festa mas não imaginava que Paris pudesse virar o Fervo que eu vi nesse dia!!!
Baixei a programação das bandas e me senti em pleno Carnaval, planejando os horários e em quais deles ir!! A festa se estende pelas ruas, bares e praças. Fiquei toda animada quando vi que 6 dos lugares da programação tocariam música brasileira!!! Lamentavelmente sai de casa tarde, mas me dirigi pra Praça D'Aligre onde estaria o Sambinho. Batucada boa, tamborim de arrepiar, deu pra ensaiar uns remelexos, os franceses estavam adorando, um pessoal dançando uma mistura de dança contemporânea e africana, seria melhor ainda se tocassem Marchinha de Carnaval!! (sim, eu já tava querendo demais hehehe)


Detalhe: eram 9.30 da noite, reparem como ainda estava claro. 

Muitos estavam caracterizados, com chapéus, anteninhas, óculos.
Realmente me lembrou muito o Carnaval do brasil, vi pessoas fantasiadas, aquela zona característica, pessoas andando no meio do trânsito bloqueando as ruas, alegria pura!!

Tinha até churrasquinho à la francesa (reparem das baguetes extendidas sobre a mesa)!!!
Saindo de lá passei por um Bar com um grupo muito bom tocando instrumentos de sopro, rolou Michael Jackson, Beatles, Madonna...versões muito legais!


A vontade era ficar por ali, mas não podíamos perder por nada desse mundo a Orquestra de Paris tocando em plena Pirâmide do Louvre..........e perdemos!!! :-(
Não tinha entendido que na verdade era NA pirâmide mesmo, dentro, ou seja, parece que meia hora antes de começar já não tinha como entrar mais ninguém e fecharam o acesso... 
Ficamos que nem "cachorro de padaria" olhando através do vidro, sonhando em estar lá dentro. Pior que a acústica parecia ser tão boa lá que de fora não escutávamos nada, só as palmas ao fim de cada música. :-(

A orquestra, linda, e os felizardos que conseguiram vê-la.

O jeito foi tirar umas fotos pra não dizer que perdemos a viagem..

...e voltar pra casa.

No caminho ainda tentamos passar por outro local em Châtelet - Les Halles, aonde teria um grupo fazendo um Tributo aos Beatles :-) , já que esse ano o evento homenagearia os 50 anos do estilo Pop, do qual eles foram os precursores. Mas, infelizmente, não conseguimos nem chegar perto, pois tal como Carnaval, com o passar das horas os ânimos já estavam muito exaltados, muitos bêbados querendo briga, então nem insistimos e voltamos mesmo pra casa...

Fica a dica, se for passar este dia aqui, organize-se!!!

Com o slogan "Façam Música, Festa da Música" o evento virou um sucesso e além de ser super esperado na França estendeu-se pra outros países. Aqui alguns dos pôsters que achei no aplicativo do evento (sim, tem até aplicativo pro Iphone, onde vc adiciona seus favoritos e se localiza no mapa!!) :




86, ano lindo!!! rs...

                                           


                   




"Sans la musique la vie serait une erreur" (Nietzsche)
(Sem música a vida seria um erro)

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Berko, mais uma das guloseimas de Paris!

Hoje fui conferir uma das dicas de umas das contribuintes do Blog.
A Analu, que é formiga que nem eu, me levou pra conhecer a Berko. Uma confeitaria estilo americana, especializada em Cupcakes e Cheesecakes....Hummm, uma verdadeira perdição!!!
Localizada em Rambuteau, é uma ótima pedida após uma visita ao Centre Georges Pompidou.


A idéia inicial era provar os lindos cupcakes, mas, claro, não resistimos aos Cheesecakes!!

A dúvida foi grande e depois de muito pensar fiquei com o de Chocolate Branco e Framboesa... 

E a Analu com o Banoffe, cheesecake com camadas de banana, caramelo e crocante de Macadâmia.

Além desses o de Limão, o de Milka, Oreo e Frutas Vermelhas ficaram para a próxima vez....




Gostei muito do meu, apesar de não sentir muito o gosto do Chocolate Branco, ele é um verdadeiro Cheesecake, nada de adicionais!! O Banoffe é uma delícia e particular, recomendo só pra quem adora doces de banana (como nós rsrs). 
Como deu pra perceber, a fatia é bem grossa, então se não estiver com muita disposição recomendo dividir o pedaço se estiver acompanhada!!! (claro, nós tivemos que pegar um cada pelo bem do Blog, hehehe mas confesso que o finalzinho foi empurrado e estou sem fome há hoooras).

Além deles os cupcakes são tão lindos que dá até pena de comer!!




Sabor Dexter, reparem no mini tubo de ensaio!!


Red Velvet, um clássico.


O interessante aqui é que a cobertura dos mini Cakes também é de Cream Cheese.





Também aceitam encomendas de bolos temáticos pra aniversário: 


Aqui vocês conferem o site da marca.

Endereço: Rue Rambuteau n°23, 75004 Paris
                 Metrô Rambuteau 

Aberto de terças a domingos das 11:30 às 19:30.



*Ps: Pra quem quiser encomendar dessas delícias decorativas no Rio, indico a Ana Lua Doces. 














terça-feira, 19 de junho de 2012

Le dimanche a Paris!!

E finalmente, depois de 1 semana de chuva e frio, a primavera resolveu dar as caras e nos presenteou com um LINDO domingo de sol, que claro, veio recheado de dicas e fotos!! ;-)

Place de la Bastille (Nosso ponto de partida)  

Domingo em Paris é também um convite a praticar esporte, andar de vélib (assunto para o próximo post), correr e patinar, já que a cidade é muito bem organizada com pistas e circuitos para ciclistas. Além disso, a pista rápida de carros que beira o Sena (Voie Georges Pompidou) fica com o trânsito fechado das 10hrs da manhã até as 17hrs. Um ótimo passeio pra aproveitar e conhecer as pontes da cidade também de um outro ângulo.


(Sim, essa é Gabi se aventurando nos patins e o Panthéon lá ao fundo - Pont Louis Philippe)

Quase em Hôtel de Ville, atravessamos a Ponte Louis Philippe, passando pela Ile St louis e a Ile de la Cité (as duas mais famosas ilhas do Rio Sena), caindo na Ponte de L'Archevêche, que hoje, tal como a Ponte Milvio em Roma, virou reduto dos cadeados de casais apaixonados e juras de amor eterno. Vale a pena conferir (e colocar o seu se for o seu caso)!!!


Além dos cadeados, essa ponte tem uma das vistas mais famosas e retratadas de Paris, por turistas e artistas.



Atravessando a ponte estamos em Rive Gauche, o lado esquerdo do Sena. Andando em direção a St Michel, pela Quai de Montebello encontram-se varias "barraquinhas fixas" de artistas que vendem seus trabalhos ou gravuras, pinturas, fotos históricas, livros usados e também souvenirs. 

Bouquinistes

Garimpar por essas barracas é outro "Must See" da cidade. (e esse ai é o fotografo oficial do dia e um dos contribuintes do blog ;-))



Famosa Livraria Shakespeare na Quai de Montebello (prometo falar só dela em proximo post)



Chegando em St Michel é hora de recarregar as energias, as opções de comida e lanche aqui são infinitas e muito cosmopolitas!! Reduto de restaurantes étnicos, o quarteirão das ruas de La Huchette, Rue de la Harpe e Rue Saint Severin oferece uma variedade incrível e boa de restaurantes gregos, Kebab, Couscous Marroquino e Falafel.



Kebab - típica comida grega, turca e árabe, consiste num churrasco de carne de cordeiro fatiadas servidas no pão pita (pão árabe)

Esse restaurante de Couscous esta como um dos tops da cidade e na minha lista!!!
E o escolhido da vez (e de todas hehehe, porque é bom demais) foi o Falafel do Maoz:

Um dos melhores da cidade (pra mim e amigos, o melhor!!)

Bancada de ingredientes que vc mesmo adiciona ou seu falafel

Esse é o meu!!! (dei até uma mordidinha pra vcs entenderem o "interior" do falafel hehehe)

Falafel é também uma especialidade árabe, consiste num bolinho de grão de bico e vegetais servido no pão pita com Homous. Dai vc adiciona o que quiser, tomates, cebolas, azeitonas, repolho no vinagre, cenouras.... Huuuummmm.....

Se ainda couber alguma coisa, como sobremesa, indico o Amorino:



Excelente cadeia de Gelaterias italianas (sorveteria) além dos clássicos sabores de sorvete (não deixe de experimentar Nocciola (avelã) e Pistachio (pistache)) oferece cafés, gaufres (waffle) e crepes. 

(Só um porém sobre o Amorino, não indico o chocolate quente, eles oferecem sabores de dar água na boca, chocolate branco, ao leite, amargo, com avelã, mas eu e uma amiga provamos tipos diferentes e não é nada do que parece, com gosto de hidrogenado, não vale o preço que se paga) 

Se não for domingo (pois estará fechada), na praça de St Michel vale a pena conferir a Livraria Gibert Jaune. Uma das mais antigas e maiores da cidade (dividida em 8 ao longo da praça), tem uma quantidade imensa de livros novos misturados a usados (tem uma parte pra quem quiser vender os seus), tanto de romances, como livros escolares, universitários (presente estrategicamente pra atender os estudantes do Quartier Latin), guias de viagens, livros em várias linguas, não só em francês e  coleções interativas para aprender línguas (foi lá que comprei meu dicionário Português-Francês e achei a maioria dos livros daonde são tirados os exercícios do meu curso!!)

Place St Michel


A livraria. (Essa parte de línguas fica na direita, pra quem estiver de costas pro sena)



Bom, e assim, eu concluo por hoje....Bjos e boa semana!!!



* Mapa do percurso: