Pequenas ruas charmosas retratadas em vários filmes. Subindo a "colina" a sensação que se tem é de ter deixado a grande metrópole para trás e adentrar uma cidadezinha de interior.
Vindo da estação de Metrô Anvers, para fazer uma caminho menos óbvio e evitar a grande massa de turistas (além dos insistentes vendedores que tentam colocar fitinhas no seu braço e cobrar por isso), suba pelas escadas adjacentes ao Funiculaire (bondinho), em direção a Basílica.
A vista também é linda entre as árvores. |
Retomando o fôlego.... |
Porquê não fazer um retrato à moda antiga? |
Após apreciar a vista no terraço da Sacre Couer, dirija-se para a Place du Tertre, famoso reduto de pintores. (sim, talvez um tanto quanto turístico, mas especial de qualquer forma!!)
A qualidade das obras é boa, então não espere pagar 10 euros por um "souvenir" desses quadrinhos... |
Depois de contornar a praça, desça pela Rue des Saules em direção ao vinhedo de Montmartre.
Sim, ali na esquina com a Rue Saint Vincent está um pequeno vinhedo, administrado pela sub-prefeitura do bairro e "responsável" por umas das festas mais bonitas da cidade, a Vendanges Montmartre, em comemoração à safra do vinho produzido ali, que transforma o bairro em "quase carnaval", com desfiles e os famosos Fogos de Artifício da Sacré Couer.
(Se estiver por Paris em Outubro, não perca!!!)
O vinhedo é pequeno, não espere muito, mas a existência dele, numa cidade grande dessas, já é um charme só!!! |
Lindo prédio na Rue des Saules |
Isso foi tudo o que a minha singela câmera consegui captar dos fogos.. |
Agora volte em direção a Praça du Tertre e comece a descer pelo zigue-zague de ruas e escadas (sim, provavelmente você vai se perder um pouco) em direção à Place de Abbesses, aonde fica uma belíssima estação de metrô (já comentada em outro post) e a Igreja Saint-Jean, em seu estilo Art Nouveau; OU pela Rue Lepic, passando pelo Moulin de La Galette (famoso restaurante) e o prédio aonde morou ninguém mais, ninguém menos do que o Senhor Vincent Van Gogh, no 3° andar do número 54, de onde costumava pintar o que via de sua janela!! ;-) (não tenho foto porquê, infelizmente, no dia desse passeio, ainda não tinha lido essa informação)
Moínho do La Gallette e o Montmartrobus |
Place de Abbesses |
A rue Lepic, descendo em direção ao metrô Blanche, é um conhecido "point gourmet" dos Parisienses, aonde estes fazem suas compras para preparar seus quitutes.
Peixaria, loja de queijos (ixe, matei metade da família de inveja), floricultura, açougues, adegas...tem de tudo!!! |
No número 15 desta mesma rua fica o Café les 2 Moulins, aonde foi passado grande parte da história do fofíssimo filme Amélie Poulain. Dizem que não se tornou um lugar "pega-turista" e apesar da grande procura, a comida é boa e o preço normal. (eu só entrei de inconveniente pra tirar uma foto e saí correndo de vergonha...pois é, coisas que se fazem por um blog)
Chegando à place Blanche, você encontrará o Moulin Rouge (que dispensa explicações né?!), e ali em frente o ponto de partida do Monmartrobus, microônibus que faz um percurso pelo bairro, e polpa suas pernas, se este for seu medo. (daí é só fazer o percurso invertido)