sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Verão em Hamburgo (2)

Vai fazer 31 graus em Hamburgo e vc se pergunta, o que fazer pra aguentar o calor e pensa: Aaahhh se em Hamburgo tivesse praia....E TEM!!!!!

Ok, é praia no rio, perto do porto, mas a água é limpa, de areia (branquinha não né, já ta querendo demais)...mas porquê não???

Pega-se um barco (transporte público, passagem valor normal) no porto, em Landungsbrücken até a estação Neumuhlen (terceira estação).





Há vários restaurantes e cafés, então é um passeio legal mesmo se não estiver tão quente ou se você não estiver afim de se aventurar na praia.




O engraçado é ficar atento à passagem das embarcações, pois se passar uma muito grande, podem vir grandes ondas e fazer aquele "arrastão" básico.

Sim, eles realmente entram na agua!!




Ok, vou contar o meu segredo...eu só tive coragem de molhar até o joelho :-P






Verão em Hamburgo (1)

Numa cidade em que faz frio 11 meses por ano, o verão, ou pelo o menos o mês de agosto, deve ser muito bem aproveitado!!!

Remar pelos canais e lago Alster:

Uma ótima dica de passeio é almoçar no Sommer Terrasen, restaurante que fica à beira do canal, nas proximidades do Stadtpark (maior parque de Hamburgo, ao norte).

Peixe com batatas ao molho Brandy :-P
 

No Café mesmo é possível alugar sua canoa. Paga-se 8 euros a hora e têm barcos para até 4 pessoas.
O canal dá no Lago Alster, então força nos braços e vá aproveitando a paisagem!!!!


Num dia de sol, o tráfego pode ser intenso, então cuidado pra não se distrair tentando tirar fotos dos patinhos e causar um acidente....por mais que a água seja limpa e o banho permitido, não me pareceu uma idéia muito legal....hehehe


À beira do canal ficam muitas casinhas, uma mais fofa que a outra. O governo dá um incentivo para que as pessoas de mais baixa renda possam comprá-las, afim de que as conservem com jardins bem cuidados. 

Pausa pro sorvetinho (e vcs nem imaginam como a fila tava grande!!!)
É capaz de vc notar, como eu, que tem usado muito pouco os seus braços ultimamente , mas fique tranquila, esqueça a cãimbra e aguente firme, vc está quase chegando no lago!!
 
E quando chega, é só Alegria!!


Aproveite pra fazer uma parada no AlsterPark, atravessando pra outra margem. Aqui navegam embarcações maiores, então cuidado na travessia!! "Estacione" sua canoa e vá tomar uma água, um sorvete...
 De preferência sem deixar o barco escapar...rsrs...
Dali vc ainda pode se aproximar mais ainda da "parte principal" do lado (Jungfernstieg), aonde terá a vista do Rathaus, ou retornar. 

E um agradecimento especial pela divertida e aventureira cia da Carol e do Henrique, o dono da dica ;-)


Café Sommer Terrassen - Südring, 44 - (Metrô Borweg)   http://www.sommerterrassen-hamburg.de/







segunda-feira, 27 de agosto de 2012

FischMarkt

Domingo é dia de um dos mais tradicionais e "diferenciados" mercados da Europa.
O FishMarkt de Hamburgo acontece há mais de 300 anos à beira do Porto, todo domingo de manhã, acolhendo os últimos festeiros, vindos da famosa rua Reeperbanh, para a saideira e também locais à procura de uma grande variedade de produtos. 
Começa as 5 da manhã e o horário oficial é até ás 9. Ás 10 a maioria das barracas já estavam fechadas, então é preciso acordar cedo!!


Aproveitando que o netinho da senhora de quem eu estou alugando o quarto me acordou ás 6.30 da manhã, lá fui eu conferir esse tal mercado, já que faziam 3 fins-de-semana que eu tentava, tentava, mas algo me prendia na minha cama...






Eram 8.30 da manhã e as pessoas no pavilhão curtiam um showzão de rock, tomando cerveja e comendo batata frita com salsichão!!! (sim, também me embrulhou o estômago)

Pra vc que também achou que o público era só de jovens alucinados..




Ao redor dele ficam as barraquinhas da feira e seus tradicionais vendedores com um gogó de alcance infinito, vendendo de tudo, animais, frutas, roupas, plantas, café, especiarias, sanduíches e souvenirs, além de peixe fresco, claro. 





Aqui a lei é vender em grande quantidade, então não se assuste se uma maçã custar 50 centavos e a caixa, ou o kilo, 2 euros..
Eles fazem pacotes de diferentes frutas, ou peixes, por um preço fechado e é o vendedor quem escolhe    os produtos componentes.



Olha que tudo, você ainda leva a cestinha decorada pra casa!!!



     


O pessoal fica esperando até o vendedor fazer um pacote com o que mais os agrada.









   
Tem pacotão da Milka também!!!











Tem coelho, pato, galinha, pombo....
 















Chega a ser engraçado, o pessoal pegando ônibus pra casa depois, carregados de frutas, plantas de 1 metro...











Tem também o Fisch-Brotchen, tradicional sanduíche de filé de peixe com picles e cebola.
(não, eu não me aventurei)




 
 Vai um Sashimi acebolado aí???








sábado, 18 de agosto de 2012

Ob, observando...

Dizem que os geminianos são muito observadores, pois é, eu concordo!!

Dentre tantas coisas, o que mais me admirou em Hamburgo foi a quantidade de bicicletas!!! Em tantas cidades por que passei nunca vi as pessoas usarem tanta bicicleta como aqui, não deve existir uma única casa em que não haja pelo o menos uma bicicleta!!!


Ta tudo sempre lotado de bike, em frente as estações de metrô, supermercado...e pelo visto eles não tem lugar pra guardar dentro dos prédios, então elas "dormem" na frente do prédio, a maioria, sem cadeado!! (Em Milão era aconselhável ter um cadeado pra bike e outro pro banco dela!! hehe quanta diferença)

Falta poste pra tanta bike
Tem coisas muito interessantes, além das básicas cadeirinhas de criança atrás e as vezes na frente, ainda existem essas "casinhas", onde normalmente a mãe já carrega dois de uma vez. Eu adoraria ser criança ai dentro!!! :-D
E assim que os pequenos aprendem a pedalar, vão atrás das mães ou sozinhos pro colégio!!

Modelo Mãezona
E ainda tem capinhas fashion pro banco e cadeirinha!!! Amei essa aqui!!
Além disso, diferente de outras cidades, como Paris, aonde é "proibido" andar de bike na calçada, aqui eles andam na calçada, a qual, as vezes tem uma listra vermelha demarcando a ciclovia e outras não...ou seja,  é preciso olhar pros dois lados na hora de atravessar...a calçada!!

Pros mais distraídos, o risco de atropelamento é grande!!!
Bom, esse papo todo me deu saudades da minha magrela:

Arrivederci Milano
Bjos ;-)


Na terra do salsichão: Hamburgo


Vim passar umas semanas em Hamburgo na Alemanha, já que em Paris, como a maioria das outras cidades da Europa, a agência entra de férias em agosto.
Vim sozinha e o mercado na Alemanha é mais parado, não temos muito o que fazer, sem namorido, sem amigas, ou seja, pra ansiedade ambulante aqui, é um teste de paciência!!! Então vamos ao blog, aquele esquecido há tantas semanas, coitado!!!

Hamburgo é uma cidade portuária, aqui fica o principal porto da Alemanha e um dos principais da Europa. É a segunda maior cidade do país, atrás apenas de Berlim, mesmo assim tem "um quê" de cidade pequena. Sem construções muito altas, é uma cidade muito antiga, carregada de história. 
As construções antigas dividem a paisagem com prédios ultramodernos, espelhados, principalmente nas áreas revitalizadas da cidade.
A veneza alemã, tem muito mais pontes que a própria cidade italiana e também muitos canais. O lago Alster é um dos seus principais cartões postais, daonde é possivel ver as torres das mais famosas construções da cidade, como o Rathaus, belíssimo prédio da prefeitura, as Ruínas da Igreja St. Nikolai, e as Igrejas St Jakobi, St Petri e St Mikaelis.


Aproveitando o lindo dia de sol (aqui faz verão uns 3 dias por ano), resolvi fazer um roteiro bem turístico, a pé, pois o centro não é tão grande assim. E pra quem interessar conhecer Hamburgo, pessoalmente ou virtualmente através do blog,  aqui vai ele:
Começando em Stephansplatz ou Dammtor, caminhe pela Esplanade até chegar em Lombardsbrucke, aqui aprecie a vista mais bonita da cidade.

Lombardsbruck
A vista do Rathaus e St. Nikolai, do lago Alster
Contornando o lago, chegando em Jungferstieg, uma das principais praças da cidade, o point do verão, aonde os alemães se reúnem pra ver o pôr-do-sol e tomar uma cerveja depois do trabalho.
Happy Hour em Jungferstieg

Dali siga para o Rathaus, o belíssimo prédio da prefeitura. Entre e confira a exposição do momento. Também é possível uma visita guiada. 
                              
                       Aprecie essa obra prima de arquitetura
Parte de dentro do Rathaus
Agora siga até as ruínas da St. Nikolai Church, uma das mais antigas igrejas de Hamburgo, fundada em 1195, que com o passar dos anos passou de uma simples capela a uma grande igreja. Com uma torre de 174 metros (já foi a maior do mundo), hoje além de um símbolo da destruição causada pela segunda guerra mundial é também um memorial as vítimas dos bombardeios aéreos sofridos pela cidade de Hamburgo em 1943 e às vítimas do nazismo. 


Foi parcialmente destruída pela primeira vez num grande incêndio ocorrido na cidade em 1842, reconstruída pelos cidadãos, em 1943 serviu como ponto de referência aos ataques aéreos dos Aliados, da operação Gomorra, um ataque de 3 dias e 3 noites, quando a cidade inteira foi praticamente destruída e milhares perderam suas vidas ou suas casas. 

Preste atenção nas esculturas e leia os murais informativos. Depois pegue o elevador pra apreciar outra das mais belas vistas da cidade. A subida do elevador de vidro entre as colunas da igreja, por si só, já valeria o passeio. O ticket também da direito a entrada no memorial que fica embaixo da igreja (entrada pela pirâmide). Muito interessante e muito triste também, o memorial conta além da historia dos ataques em Hamburgo,  a dominação nazista em Varsóvia e a criação do gueto para os judeus.

Achei interessante, pois em muitas passagens eles não se eximem de culpa, e frisam que os ataques e muitas mortes em Hamburgo foram consequência da violência do Nazismo, que antes atacou e destruiu outras cidades, lembrando Guernica, Rotterdam,  e etc...






Depois desse banho de uma história um tanto quanto triste, recarregue as energias num dos cafés a beira do canal em torno de Rodingsmarkt e Stadthausbrucke.

Dali siga em direção a St Mikaelis Chuch, aonde também é possível subir na torre.



Porque não um churrasquinho no gramado em frente?? :-)
Agora siga em direção ao Porto, começando em Baumwall. Aqui você pode optar por um cruzeiro pelo Rio Elba, ou uma visita ao cargueiro Cap San Diego, ou o Veleiro Rickmer Rickmers.

 


Em direção a Landungsbrucken, vc vai encontrar muitas lojas de souvenirs, barraquinhas pra um lanche rápido, sorvete e se a fome for grande, a direita, atravessando a rua, estará no quarteirão português da cidade, com muitas opções de restaurantes tradicionais de culinária Portuguesa. 


Suba as escadas da estação de Landungsbrucken, em direção ao parque, pra chegar no ponto final do roteiro, a rua Reeperbahn. Famoso pelo agito noturno, esse é o Red District Light de Hamburgo (bairro da luz vermelha), instalado aqui há muitos anos com o objetivo de "satisfazer" os marinheiros hoje a rua é muito mais do que isso, conta com além de casas noturnas e sex shops, muitos teatros e casas de espetáculos. Uma delas a Grosse Freiheit, aonde nada mais nada menos que os Beatles tocaram várias vezes, no começo de carreira, nos anos 60. Hamburgo foi um capítulo importante na vida do grupo e John Lennon dizia: " Nascemos em Liverpool, mas crescemos em Hamburgo"






















Havia um museu dos Beatles na praça com o nome em Homenagem à eles, mas infelizmente, foi fechado devido a falta de público (acredite se quiser). Hoje só resta esse monumento ai.




E, finalmente, este post longo que vc achou que não teria mais fim, fica por aqui!!!
Obrigada pela preferência e volte sempre!!! ;-)