segunda-feira, 19 de maio de 2014

Sakura (Cerejeiras) - Brooklyn Botanical Garden


Para celebrar a chegada da tão esperada primavera por aqui, resolvi dedicar um post às minhas queridas e amadas Cherry Blossoms (Cerejeiras) !!! Com uma das flores mais delicadas, lindas e raras, elas são objeto de adoração não só por mim, mas por muitas nações também.


Existem muitas lendas em torno do seu surgimento, independente de qual seja a real, é notável que a Sakura (seu nome original) é um dos grandes símbolos na cultura japonesa, "objeto" de orgulho e paixão nacional. 
Por lá eles tem um costume chamado Hanami, é o ato de adorar a árvore florida, sentar embaixo dela e aproveitar um picnic. O começo da floração das mesmas indica o início da primavera, uma celebração da renovação da vida. 
As cerejeiras perdem todas as suas folhas no inverno, e dos galhos ainda secos começam a surgir pequeninas flores. As árvores ficam muito pouco tempo floridas, cerca de dez dias ou menos e suas flores são frágeis, muito suscetíveis a ventos e chuvas. Por esse motivo representam também a fragilidade da vida, transmitindo a mensagem de que a vida é curta, e deve ser bem aproveitada.








Enquanto você se pergunta, e a cereja??
Eu explico: existem mais de 200 espécies e somente algumas delas produzem a cereja como fruto. Essas que vemos lindas como algodão doce, são as espécies ornamentais e decorativas.
Sim, se dessem frutos eu deitaria embaixo delas de boca aberta!!








Bom, já que no momento eu não posso ir ao Japão, eu vou ao Brooklyn, pois lá, no seu Jardim Botânico, está uma das maiores "coleções" de Cerejeiras fora do país!! 
Plantadas em 1921, foram dadas de presente aos Estados Unidos pelo governo do Japão, como símbolo da fraternidade entre os povos. Uma década antes, 3 mil mudas tinham sido dadas a Washington, as quais hoje em dia são a atração anual no National Cherry Blossom Festival.

Posteriormente, as mesmas sofreram com a segunda guerra mundial, algumas foram queimadas após a invasão japonesa ao território americano Pearl Harbor e ao fim da guerra, curiosamente, os Estados Unidos mandou milhares de mudas de volta, em substituição das muitas que tinham sido destruídas durante o ataque americano. 






A espera pela floração das mesmas é tão grande por aqui, que o site do Jardim Botânico tem uma sessão dedicada somente a elas, onde é possível acompanhar por um mapa, atualizado diariamente, a evolução do processo!!! 







Não é o máximo isso?! :-)


















Ou seja, recapitulando, se você estiver planejando uma visita a NY nessa época do ano, este, sem dúvidas, é um passeio imperdível, pois além das Cerejeiras, que já valem a visita, o Jardim Botânico também conta com uma enorme coleção de tulipas, um Jardim Japonês, um Jardim Shakespereano (que abriga espécies descritas nas peças do autor), um Conservatório/Estufa com espécies de todo o planeta, e um Jardim das Fragâncias, entre outros...












:-)

2 comentários:

  1. Que blog agradável! Infelizmente não viajo muito mais sou curiosa e adoro ler sobre diferentes lugares, muito bom os relatos sobre a correria da carreira e dicas de lugares ( um mais lindo que o outro), sua visão torna a leitura muito agradável!

    ResponderExcluir
  2. Ai que alegria receber um comentário desses Rebeca!! Largo o blog esquecido as vezes e um comentário desses ja me da vontade de correr e escrever mais um Post!!! Obrigada!! :-)

    ResponderExcluir